quinta-feira, 22 de julho de 2010

1 - Saúde em desequílibrio

Como é difícil para mim manter minha saúde em equilíbrio. Comer de maneira saudável rotineiramente muitas vezes acaba se tornando um sacrilégio. Não por não gostar dos alimentos saudáveis, mas pela dificuldade em manter a disciplina, a disciplina de preparar a refeição, de ir ao mercado e ao varejão com mais freqüência, para manter a geladeira sempre cheia de frutas, legumes, folhas, a disciplina de manter os horários certos das refeições. Enfim, são tantas coisas que atrapalham o cuidado com minha alimentação, que tem horas que bate um desânimo, uma vontade de largar a mão e parar de me preocupar com isso. Mas a minha consciência não deixa.

Então vou continuar batalhando, por uma vida mais saudável. Vou dividir aqui no blog algumas experiências, textos, fotos, sugestões de cardápios, etc, etc... Vou fazer isso pra me ajudar, mas, se ajudar mais alguém é lucro.

E pra começar... que tal lembrarmos daquele ditado famoso:


"Tome café como um rei, almoce como um príncipe e
jante como um mendigo."



Por que esse ditado é verdadeiro?

A verdadeira razão dessa afirmativa consiste no fato de que, durante a manhã, nosso corpo necessita de muita energia para funcionar bem durante todo o dia e, por isso é aconselhável um café reforçado. Muitas pessoas preferem não se alimentar no período da manhã, pois pensam que isso será saudável, pois irão comer bem no almoço.

De fato, o almoço não deve ser considerado a mais importante refeição do dia. As pessoas devem consentir e compreender que as refeições principais diárias são complementos umas das outras. O almoço serve como um reforço para garantir a energia e a disposição até o período da noite.

Já à noite, o recomendável é comer algo mais leve, pois durante o sono, o nosso corpo se concentra em repor as energias que gastamos durante o dia, assim, o nosso metabolismo fica mais lento. Quando comemos muito antes de dormir, nosso corpo não tem forças para digerir tudo adequadamente e acaba acumulando mais gordura do que em outro momento do dia.

Ainda assim, as três refeições são muito importantes, mas, para quem procura emagrecer, o correto é manter uma alimentação com seis refeições para que, assim, a pessoa não coma tudo de uma só vez. O correto é alimentar-se também entre as refeições. Dessa forma as pessoas comem menos e distribuem melhor as energias dos alimentos digeridos durante o dia inteiro.

Fonte: Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037) Médico Nutrólogo
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/refeicoes_diarias.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário