segunda-feira, 26 de julho de 2010

2 - Método – Pirâmide Alimentar

A Pirâmide dos alimentos é uma das melhores ferramentas para que possamos entender a importância de uma alimentação balanceada e saudável.
A Pirâmide Alimentar é composta por grupos de alimentos, sendo que, cada um deles apresenta uma concentração de nutrientes específica com funções diferenciadas para o nosso organismo. Entre os grupos de alimentos temos:

Conhecendo um pouquinho de cada grupo

Energéticos: São os alimentos ricos em CARBOIDRATOS, incluem os açúcares, amidos e fibras dietéticas. Fazem parte deste grupo alimentos como o arroz, milho, todos os tipos de raízes como batatas, inhame e mandioca, trigo e outros cereais. Função – Fornecer energia ao nosso organismo.

Construtores: São os alimentos ricos em PROTEINAS. Fazem parte deste grupo fontes protéicas como: todos os tipos de carne, peixe, ovos, leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão de bico, lentilha), leite e derivados. Função – Necessários para a construção e manutenção dos músculos, sangue, pele, ossos e outros tecidos e órgãos do corpo.

Reguladores: Fazem parte deste grupo as frutas, verduras, hortaliças e os legumes. Função - Controlam a atuação dos construtores e energéticos, visando seu melhor aproveitamento.

Energéticos Extras ou concentrados: Fazem parte deste grupo: açucares, gorduras (óleos, margarinas, manteigas, maionese...) frituras e doces em geral. Função – fornecem energia extra para o nosso organismo, em sua maioria são alimentos de alto valor calórico e um valor nutritivo limitado. Devendo ser ingerido com muita moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário